Verdade #1 – Minha ficha tá suja!
É só dar uma rodadinha na internet e você vai ouvir coisas terríveis, desde coisas acontecendo em guerras ao redor do mundo, crueldades com pessoas e animais, abuso contra pobres ou minorias, e, o pior de todos, corrupção (heheh, brincadeira, isso não é o pior). Ao olhar para estas situações é lógico que somos bem melhores, nunca matamos ninguém, nunca roubamos, ou pelo menos, não frequentemente, enfim, acabamos pensando que somos boas pessoas.
O problema é que o ensino bíblico sobre nós é diferente disso. A Bíblia não nos coloca ao lado do pior bandido para fazer uma comparação e dizer que somos bons, ela nos coloca ao lado de Deus. Ele é o padrão e quando nos comparamos com Ele estamos bem fora do padrão.
Em Marcos 10.17-22 Jesus encontrou um rapaz que se achava uma boa pessoa. Ele declarou para Jesus que tinha obedecido todos os mandamentos de Deus desde que entrou para a vida adulta. É obvio que isso não é verdade, Jesus precisou mostrar isso para o rapaz. Mostrou que ele caía nos primeiros mandamentos que falam do meu relacionamento com Deus, e que ele amava mais o dinheiro do que a Deus. Se fossemos nós a encontrar com Jesus, a conversa seria bem parecida. Achamos que somos boas pessoas, e Jesus teria que nos mostrar como já quebramos cada um dos mandamentos.
Em Êxodo 20.1-17 temos a lista dos Dez Mandamentos. Esta lista está dividida em dois grupos: os primeiros quatro mandamentos falam sobre meu relacionamento com Deus, e os seis últimos sobre o meu relacionamento com as pessoas. Por isso Jesus resumiu em Mateus 22.36-40 (NVI).
"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? "
Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
Vamos ser honestos, amar a Deus de toda a alma, coração e entendimento está bem longe de descrever nosso interior. Trocamos Deus por um bom filme, e até por ruins, por amigos, namorados, coisas, enfim, amamos mais nossos celulares do que amamos a Deus. Prova disso é o nosso desespero quando o celular cai no chão com a tela para baixo. Nosso coração não dispara quando percebemos que acordamos mais tarde e infelizmente não vai dar tempo de ler a Bíblia antes de sair para a escola.
Na segunda parte dos mandamentos vemos o amor ao próximo. Nos dez mandamentos isso fica mais claro na obediência aos pais, no não cobiçar o que é do outro, no não procurar vingança, enfim, tantas coisas que fazemos e que são completamente contrárias aos padrões de Deus.
Eu conheço um pequeno vídeo no Youtube que explica isso.
Por que estou contando tudo isso?
Por que é impossível chegar-se a Deus se não formos humildes e reconhecermos que não somos bons e não merecemos nada vindo dele. Deus é perfeito, mas nós somos bem, mas bem imperfeitos mesmo. Porém temos a segunda verdade que você precisa crer para ir para o céu, nossa história não acaba aqui.
Verdade #2 – Jesus morreu para limpar minha barra!
Se você assistiu ao pequeno vídeo você já sabe que Deus é um juiz justo e que na sua justiça todo pecado terá que ser castigado. A Bíblia diz que o merecimento de quem peca é a morte. Mesmo que eu tente ser o cara mais fera do universo, eu nunca chegarei ao padrão perfeito, o pecado faz parte da minha vida e eu mereço a morte. Olhe só o que estes textos da Bíblia dizem:
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6.23 (NVI)
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2.8-9
Paulo ensinou em Efésios que somos salvos pela graça por meio da fé. Ser salvo pela graça significa que a salvação é um presente de Deus, não merecemos, ele nos dá por seu desejo próprio. A segunda parte do texto diz que isso acontece por meio da fé. Em outras palavras, é uma convicção de que Jesus é verdadeiro e morreu em meu lugar que traz confiança ao meu interior.
Só é possível que esta verdade inunde meu coração depois da primeira ter feito o mesmo. Quando descubro que sou realmente pecador, então entendo que preciso de Jesus, e agora posso confiar nele para limpar meus pecados, e desta forma sou salvo.
Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
Romanos 5.8
Diante desta verdade existem dois caminhos possíveis. Alguns ouvem sobre o que Jesus fez na cruz, mas mesmo assim, pensam que Ele foi somente um bom exemplo, o que conta mesmo é o que eu faço, se eu for bom daqui para a frente estará tudo bem. Infelizmente, quem pensa assim está enganado e ainda está com seus pecados.
A segunda possibilidade é tirar sua confiança de si mesmo, já que somos pecadores, e crer somente em Jesus. Neste caminho, temos nossos pecados perdoados, passamos a fazer parte da família de Deus e estamos salvos.
E se eu pecar novamente, o que vai acontecer?
Agora que eu estou salvo, meus pecados foram perdoados, eu já entendi e cri nas duas verdades ensinadas claramente na Bíblia, o que acontece se eu pecar novamente?
Bom, esta é a dúvida de muita gente, e é o assunto do nosso próximo post desta série. :)
Artigos Relacionados:
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação